Recomendações pré-operatórias

Prezado Paciente,
Para que a sua cirurgia corra de forma adequada, minimizando os riscos e otimizando seu tempo, torna-se importante você seguir as seguintes recomendações: 

1. O jejum deve ser absoluto, ou seja, não comer nada e não beber nada, nem água, por pelo menos 8h (oito horas) antes da cirurgia. A instrução inclui também: não mascar chicletes, chupar balas ou fumar neste período.
2. Levar para o hospital os exames pré-operatórios de sangue e cardiológicos, além de outros específicos para a cirurgia, incluindo radiografias tomografias ou ressonância dos seus pés.
3. Levar um par de muletas ou algum sapato de uso pós-operatório caso tenha sido recomendado pelo médico.
4. Não esquecer de informar ao médico se possuir alguma alergia, medicamentosa ou outras, além de informar ao hospital no momento da internação.
5. Informar se possui doenças crônicas associadas como hipertensão arterial sistêmica, diabetes entre outras, para que as decisões de medicações e cuidados no pré, intra e pós-operatório sejam tomadas com maior precisão.

Recomendações pós-operatórias

Prezado Paciente,
Fique atento aos procedimentos que ajudarão você no reestabelecimento da sua saúde após a cirurgia. Lembre-se: todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde. Siga as recomendações do médico quanto aos horários e dosagens dos medicamentos e trocas de curativos. Oriente-se também pelas recomendações abaixo:

1. Caminhar somente com auxílio de muletas, o mínimo de tempo possível nos primeiros dias, a menos que haja autorização contrária ou autorização para andar com sapatos especiais.
2. Manter a perna e o pé elevados o mais alto possível — sempre acima da linha do quadril, pois isso auxilia a melhorar o edema pós-operatório, evitando a piora do quadro. Este cuidado auxilia a cicatrização pós-operatória e diminui a possibilidade de infecção pós-cirúrgica.
3. Não retire o curativo ou o enfaixamento em casa, a não ser que seja autorizado pelo seu médico.
4. Faça contrações isométricas da musculatura da perna ou coxa, ou seja, quando não há nenhum movimento, mas o músculo é contraído. Contraia, pelo menos, três vezes ao dia, para a melhora da circulação do membro operado e evitar complicações vasculares pós-operatórias.
5. Movimente o seu tornozelo, mexendo o pé para cima e para baixo, pelo menos vinte vezes a cada hora enquanto estiver acordado. Se estiver com tala ou bota gessada, movimente os dedos. Isto melhora a circulação do membro operado.
6. Fique atento à circulação do pé. A coloração deve permanecer normal. Uma coloração ligeiramente arroxeada pode ocorrer quando o pé está para baixo e é considerado normal. Se a coloração permanecer alterada mesmo após a elevação dos pés, volte ao médico imediatamente para orientações.
7. Algum sangramento pode ocorrer nos primeiros dias, principalmente nas cirurgias de grande porte.

Escolhendo o tipo de calçados

Recomendações da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé:

Em sua próxima compra de calçados, cheque cada um dos itens abaixo para saber se você deve ou não comprar o calçado que acaba de experimentar:

1. Seus pés estão absolutamente confortáveis no interior dos calçados e não há qualquer ponto de pressão ou atrito exagerado?;
2. Os calçados estão folgados mesmo usando meias macias e absorventes?
3. Os calçados têm o formato de seus pés e há espaço suficiente para movimentar livremente os dedos?
4. Os saltos não ultrapassam 3 centímetros de altura?
5. Este modelo é provido de solas aderentes e macias a ponto de absorver os choques externos (látex ou borracha)?
6. A cobertura do calçado é confeccionada em material que permite a ventilação e transpiração dos pés (couro, lona ou pano – plástico não!)?
7. Esses calçados estão confortáveis desde o primeiro momento em que você os calçou?

Caso algum dos itens acima não foi positivo, reconsidere sua compra. Havendo dúvidas ou se for portador de qualquer deformidade ou calosidade nos dedos dos pés, procure a ajuda de um especialista em medicina e cirurgia do pé

Veja nossas dicas e cuidados para evitar lesões

As principais doenças nos tornozelos e pés


Conheça as principais doenças que acometem os tornozelos e pés.

saiba mais

Cuidados pré e pós-operatórios


Leia os principais cuidados antes e após a realização da cirurgia.

saiba mais

Prevenção de Lesões
 


Prevenção de lesões nos pés e tornozelos para melhor mobilidade e sustentação do corpo.

clique aqui

Terapias por ondas de choque voltadas para ortopedia


A terapia por ondas de choque é um método de tratamento não invasivo, comumente utilizado como opção terapêutica complementar ou alternativa...

saiba mais

Recuperação pós-cirúrgica no tratamento ortopédico


A cirurgia é um dos métodos invasivos mais antigos do mundo e a boa notícia é que, com o passar do tempo e o avanço...

saiba mais

Ultrassonografia na Ortopedia


A ultrassonografia é um exame não invasivo que utiliza ondas sonoras para capturar imagens do corpo humano.

saiba mais